quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Como devemos lidar com a morte?

Luto, como lidar com isso?
Falar sobre a morte ou o luto pode não ser um tarefa muito simples, mas confesso que talvez possa ser mais simples do que esperamos. O assunto é complexo e querer abordá-lo em 50 minutos é no mínimo ousado! Mas foi isso o que aconteceu. No último "Halloween", nós (eu e os alunos do 3ºEM), tivemos uma aula sobre o tema "morte e como lidar com ela". Fiquei feliz com o resultado (obtive a devolutiva de alguns alunos) e embora a aula tenha sido especialmente cansativa e tensa para mim que estava conduzindo, foi também muito gratificante! Como diria Richard Bach - “Nós ensinamos melhor aquilo que mais precisamos aprender” – e não creio que tenha sido diferente.
Porém acredito que independente da crença de cada um, o importante foi a discussão gerada em torno da imagem, do estereótipo criado para a morte e como podemos modificar essa visão. Também discutimos sobre os ritos de passagem e o suporte que recebemos nas diferentes fases de nossa vida. Acredito ter sido relevante destacar que não estamos sozinhos e por isso mesmo, se lidar com o tema como a morte e o luto for algo difícil ou complicado em algum momento de nossas vidas, pedir ajuda pode ser de grande valia.
A profª Maria Helena Pereira Franco (veja vídeo abaixo) nos apresenta informações sobre a clínica da PUC que presta serviços a comunidade no atendimento a pessoas enlutadas. Finalizando, gostaria de citar o autor Allá Bozarth-Campbell: "A dor é suportável quando conseguimos acreditar que ela terá um fim e não quando fingimos que ela não existe." E como para tudo na vida há um começo e um fim, com certeza a dor também terá!

Nenhum comentário: